Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Fórmula de Cera Automotiva Pastosa (cera para carros) com Silicone.


Olá. Para você que gosta de cuidar de seu carango, segue mais uma fórmula para você fazer. Essa é a terceira da série de fórmulas de produtos para carros. A fórmula a seguir é para fazer 1 Kg de cera (que dá para muitas enceradas). Mas, se você quiser, pode ganhar uma graninha extra fabricando e vendendo para seus amigos a sua cera. Para isso, basta acrescentar um “zero” no peso de todos os ingredientes e aí você poderá fabricar 10 Kg de uma vez, embalar e vender. Mas primeiro, sugiro que faça apenas 1 Kg, até mesmo para conhecer a cera e se ela é boa o suficiente para você.

Tenha em mente a sua segurança e os componentes adequados, bem como os recipientes que você irá usar para preparar a fórmula. O ambiente deve ser espaçoso, limpo e bem arejado para evitar a poeira, areia e outros grãos que possam cair nos recipientes enquanto mistura a fórmula e também para evitar a inalação excessiva dos produtos. Os materiais devem ser de boa qualidade, livres de impurezas que possam vir a riscar a pintura de seu carro.

Essa fórmula já foi previamente testada, porém nem eu e nem esse blog poderemos ser responsabilizados (nem civil e nem criminalmente) por quaisquer tipo de danos advindos da formulação abaixo, portanto, ao fazer a fórmula descrita abaixo você está ciente dessa condição. Faça por sua própria conta e risco, ok? Grande abraço!

Fórmula para 1 quilo de cera automotiva (para carros):

Polímero carboxivinilico (Carbopol 941) 3 gramas
Álcool ceto-estearilico 20 gramas
Trietanolamina 85% 4 gramas
Querosene desodorizado 150 gramas
Emulsão de cera de carnaúba a 35% (Meghwax sol 112) 50 gramas
Dimeticone copoliol (DC 193) 5 gramas
Silicone (DC 531) 30 gramas
Silicone (DC 536) 5 gramas
Emulsão de silicone (HV 600) 5 gramas
Emulsão de silicone (HV 495) 10 gramas
Silicato de alumínio 80 gramas
ARC ISO S (mistura de isotiazolinonas) 2 gramas
Corante para cera q.s
Água deionizada 636 gramas

Modo de preparo da cera automotiva (para carros):

Em recipiente adequado, adicione toda a água e adicione o carbopol sob agitação (com uma vareta, colher grande, ou um mixer bem limpo tendo o cuidado de não deixar raspar no fundo), aguarde até que o carbopol esteja dispersado na água (sem grumos). O Carbopol é um agente que, ao contato com a água se transforma em gel, porém, como é pequena a quantidade, você não verá tal transformação.

Em seguida, no mesmo recipiente, adicione o álcool ceto-estearilico e aqueça até 80ºC, sob agitação lenta. *Para que a fórmulação saia perfeita, sugiro que compre um termômetro culinário. Vai servir perfeitamente para essa e outras futuras formulações.

Assim que o álcool ceto-estearílico derreter, adicione sob agitação moderada a trietanolamina e resfrie o produto até uns 40ºC. Não pare de agitar.

Agora é a vez de adicionar, sob agitação, o querosene. Nessa fase, agite bem para homogeneização, em seguida adicione (sempre agitando) a emulsão de cera de carnaúba.

ATENÇÃO: Agora, misture em recipiente SEPARADO o dimeticone, o silicato, os silicones e as emulsões  de silicone. Depois de bem misturados, adicione essa mistura na primeira. É importante agitar bem para que fique bem homogênea a mistura.

É interessante que você verifique o pH que deve estar em torno de 7,5 a 8,5, em seguida adicione sob agitação a mistura de isotiazolinonas (o pH do produto deve estar dentro da faixa indicada ao adicionar este componente).  * Geralmente nos locais onde vendem essas matérias químicas, também você vai encontrar umas “folhinhas” de papel para medir o PH. Verifique com o vendedor.

Por fim, e já bem pastozinho, adicione o corante e agite bem para completa homogeneização do produto. FIM!

Gostou? Visite também as páginas com as fórmulas de PNEU PRETINHO e de SILICONE PARA O PAINEL DO SEU CARRO! Ah, e ainda tenho uma matéria que ensina como LAVAR SEU CARRO!


Leiaisso120x601-2x_thumb

LEIA ISSO! Sua revista diária de variedades. Aqui você acha informações sobre tecnologia, humor, saúde e muitos outros assuntos.

Siga o nosso Blog. Você receberá as últimas novidades DE GRAÇA, diretamente no seu e-mail.

12 comentários:

Anônimo disse...

CARO AMIGO ANTES DE DAR A FORMULA DESTA CERA DE CARNAUBA VOCÊ PESQUISOU ONDE SE COMPRA ESSE MATERIAL, CERTAMENTE NÃO SE ENCONTRA EM QUALQUER LOJA DE ESQUINA .

LEIA ISSO disse...

Olá, caro Anônimo. Com relação a sua pergunta, concordo que não se encontra o material em qualquer loja de esquina.

O intuito dessa postagem foi o de disponibilizar uma das muitas fórmulas existentes. Concordo que esta não é a mais simples, mas também não é a mais complexa.

No Brasil, a referência para se achar tais produtos é a cidade de São Paulo (principalmente nas imediações da praça da Sé, onde se concentram a maior gama de fornecedores de matérias básicas para a confecção de cosméticos, produtos de limpeza e afins).

Sinto muito que meu post não o tenha agradado ao contento. Minha intenção é boa, mas vou melhorar nas próximas postagens.

Quanto a cera de carnaúba, trata-se de uma emulsão, ou seja, mistura de aspecto leitoso constituida por um liquido que tem em suspensao pequenissimas gotas de gordura, resina ou outras substancias (nesse caso, a cera de carnaúba). Exemplo: leite homogeneizado, maionese, e outros.

Então, para todos os efeitos, se você tem um pouco de conhecimento e prática em manipulação química, você mesmo pode fazer essa emulsão, respeitando a quantidade de cera (35%) no peso total final, ok?

No mais, grande abraço e desculpe pelo embaraço que esta matéria possa ter-lhe causado.

-by Boni- disse...

Qual o custo total dessa formula(1kg)? Moro em Sao Paulo Capital!

Obrigado.

Unknown disse...

parabens amigo por esse belissimo trabalho de informação,continue desenvolvendo esse bolg.

Unknown disse...

Essa formula que voce passou e otima como diz o anonimo ele nao sabe o que fala eu encontrei tudo em sao paulo muito obrigado.

Unknown disse...

Queria saber se voce tem formulas de cristalizador de vidros e hidratante de couro imail smsilverio67@hotmail.com

Unknown disse...

Meu amigo obrigado pela fiormula moro no Rio de Janeiro e estou com muita dificuldades de encontras o silicones contidos na fórmula , gostaria de pedir sua ajuda e dos seus visitantes do seu blog ,se vocês poderiam me indicar alguns distribuidores aí em São Paulo que possam me vender esses silicones . Desde já agradeço .

Unknown disse...

olá.

Gostaria de receber uma formula de Pneu Pretinho com silicone pois, dura mais tempo no pneu que o feito com glicerina.
Sr tiverem, favor enviar para o e-mail: ribamarrh@gmail.com

No aguardo

Obrigado

Unknown disse...

Olá,
Gostaria de receber a formula da cera automotiva pastosa feita somente com carnauba.
Favor enviar para o email: ribamarrh@gmail.com

No aguardo

Obrigado

Unknown disse...

Prezado. Parabéns pelo trabalho. Estou precisando de um emulsificante para combinar a Emulsão de carnauba que comprei(35%) com silicone líquido. Ou seja consigo reemulsionar? Indicaram o Tween 80. Poderia ajudar-me?

Unknown disse...

Boa tarde!

Você citou corante para cera. Gostaria de saber se existe algum tipo de corante específico para cera e qual seria.

Obrigada!

fer disse...

boa noite gostaria de uma formula de um pretinho com longa durabilidade ou que nao saia com agua obg ferchn14@gmail.com

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!