Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 22 de julho de 2011

SHOAL, o Peixe Robô!

Preocupado com os problemas ambientais provenientes do próprio avanço e crescimento populacional e de demanda de consumo, cientistas da Universidade de Essex, na Grã-Bretanha criaram o SHOAL. SHOAL é um robô em forma de peixe que promete tornar mais fácil o trabalho de detectar pontos de poluição em mares e rios, até mesmo porque ele é programado para agir como um peixe. E dado a sua forma e capacidade de movimentar-se como tal, o seu impacto no ambiente é muito reduzido, pois (tecnicamente) não assusta os outros animais.

O SHOAL se mostra mais eficiente que os métodos hoje utilizados Os métodos tradicionais dependem da coleta de material e posterior envio aos laboratórios para que se procedam as análises. Então, por esse motivo é que o peixe robótico é equipado com sensores químicos capazes de detectar com precisão poluentes no ambiente em que se localiza e vem com um controle autônomo. Em um futuro próximo os criadores da máquina afirmam que o SHOAL vai receber um sistema de inteligência artificial capaz de detectar e rastrear a fonte das emissões, utilizando para isso um sistema de rastreamento por GPS. 

O mais interessante nesse projeto é que todos os dados coletados são enviados para os cientistas em tempo real através de um módulo Wi-Fi, que analisa todas as informações. O projeto SHOAL já está próximo de ser completado, e, na sua versão final, cada dispositivo deve ser vendido por um preço aproximado de R$ 58.000,00, segundo os desenvolvedores. 

Espero que tenham gostado da matéria. Um abraço e assistam ao vídeo abaixo.

Assista que é legal!

Leia mais em: Site do desenvolvedor SHOAL (inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!