Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dia 14 de Julho eu vou jantar com os astronautas!!!

imageComo eu sempre gostei de assuntos ligados ao espaço (até por que dizem que eu tenho minha cabeça nas nuvens…), me inscrevi a anos atrás e recebo periodicamente aos boletins da NASA (isso, aquela tal agência espacial americana). Ontem, dia 12/07/2011, recebi um convite para compartilhar um jantar virtual com os astronautas do ônibus espacial Atlantis, que se encontra acoplado à Estação Espacial Internacional (ISS), cerca de 380 quilômetros da Terra, cumprindo sua última missão.

imageEsse jantar é uma homenagem e é também um marco pelos 30 anos de serviços prestados pelos ônibus espaciais. Pois é, 30 anos. É mole?  Essa foi a última vez que um ônibus espacial (como os conhecemos) decolou. Agora, quando voltar, ele vai direto para um museu e lá desfrutará de sua merecida aposentadoria.

A ocasião especial levou a NASA a pensar em um churrasco, já que lá agora é verão e é um evento muito tradicional entre as famílias americanas nesta época do ano.

Os cientistas do Centro Espacial Johnson em Houston (EUA) prepararam cuidadosamente os jantares, desidratados e enlatados para serem transportados adequadamente na nave.

imageOs quatro integrantes dessa última missão da Atlantis é formada pelo comandante Chris Ferguson, pelo piloto Doug Hurley e pelos especialistas de missão Sandy Magnus e Rex Walheim.

Michele Perchonok, (cientista da NASA e responsável pela alimentação do programa de ônibus espaciais) comentou o seguinte: "Já que a missão se realiza em julho, pensamos que seria divertido ter uma refeição típica de verão, algo que normalmente se compartilha nos quintais de nossas casas com amigos e familiares".

imageA dieta dos astronautas percorreu um longo caminho desde os primeiros dias do programa espacial. Atualmente, há cerca de 180 diferentes tipos de comidas e bebidas disponíveis para eles. A gama de alimentos espaciais vai desde camarões com ovos mexidos até o tradicional peru do Dia de Ação de Graças.

Alguns alimentos são liofilizados e outros termo estabilizados, ou seja, tratados com calor para destruir os micro-organismos e enzimas que podem deteriorá-los.

O Atlantis iniciou sua viagem à ISS na sexta-feira passada. A previsão é que sua missão (cujo o nome é STS135) termine no próximo dia 20, encerrando definitivamente a era dos ônibus espaciais da NASA.

O jantar será realizado no próximo dia 14 (amanhã) e o cardápio que representa uma típica refeição do verão americano é composto por frango grelhado, carne assada e fatiada com molho de churrasco, feijão e milho ao estilo sulista. Eu vou aproveitar e levar um pouco de Vinagretti (por que quando vou a churrascos, não perco tempo com arroz, feijão e nada. No máximo um pouco de maionese e muita, mas muita carne, bem mal passada, hehehehe). de modo que qualquer um possa se somar ao jantar de sua própria casa. Ah, sim, e de sobremesa a famosa torta de maça!

Então, para quem quiser as receitas do que será servido e como fazer a mesma refeição, basta clicar aqui.

Para assistir as transmissões ao vivo da missão STS135 (inclusive a do jantar), basta clicar aqui.

Grande abraço!

Fonte: Boletim da NASA recebido por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!