Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 14 de abril de 2011

15 dicas ecológicas - passo a passo, muda-se o mundo!

 

Ajudar o ambiente não é uma tarefa fácil, porém, é uma questão de mudança de hábitos. Adotando pequenos passos, no seu dia-a-dia você já pode contribuir muito mais do que você pensa. Separei aqui apenas 15 dicas, das milhares que poderia dar.  Em postagens futuras pretendo voltar e abordar o tema. Por hora, segue as dicas abaixo:  Boa leitura e seja ecológico!

1- Quando desligar aparelhos eletrônicos, desligue mesmo. Ao deixá-los em stand-by (por causa da comodidade do controle remoto) continua a ser desperdiçada energia. Se o desligar no interruptor ou direto da tomada, pode poupar até 40% de energia.

 

15 dicas ecológicas - passo a passo, muda-se o mundo

2- Evite abrir e fechar a geladeira muitas vezes. Tire tudo o que desejar de uma só vez. Para beber água, encha uma garrafa com água gelada, que assim permanecerá fresca até a noite. Está a poupar mais energia do que pensa. DICA: Hoje em dia as geladeiras são todas com aquela manta magnética. Para que a vedação seja perfeita, limpe com frequência a face daquela “sanfoninha” que fica na porta. Também faça o teste do papel para ver se sua geladeira está deixando escapar calor: Coloque metade de uma folha de papel na porta (enquanto você segura a outra metade). Feche a porta e, gentilmente puxe o papel. Verifique se ele sai com facilidade. Repita  o teste em cima e na parte de baixo da porta também. Assim você poderá avaliar toda a extensão da “sanfoninha”. Se em algum ponto o papel sair com facilidade é sinal que sua geladeira não está vedando direito, portanto, gastando MUITA eletricidade e aumentando sua conta de luz.

3- Coma menos carne vermelha. Porquê? O gado come capim, e na digestão são produzidos muitos gazes que ele elimina em forma de “pum”! Esse “pum” é composto por metano, um gás inflamável e altamente poluente. Para produzir carne (vaca, porco e afins), são gastos milhões de litros de água. Para 1kg de carne branca (galinha e peru) são necessários apenas 10 a 20 litros. E para peixes, menos ainda!

4 - Faça reciclagem em casa e no trabalho. Com tanta informação que já existe sobre o assunto, já não tem desculpa para não fazer. No trabalho fale com o seu chefe sobre o assunto. Papel/cartão (dá pra fazer bloquinhos de rascunho), vidro, plástico e pilhas. Quanto a estas últimas, use as recarregáveis: sabia que podem ser recarregadas cerca de 1000 vezes? Melhor ainda, conhece as pilhas NOPOPO que funcionam até com Urina? Isso mesmo (para saber mais, clique aqui).

5- Instale lâmpadas de baixo consumo, como fluorescentes. Estas gastam menos 60% de energia que as normais. Pode poupar até 150 quilos de carbono anualmente. Ainda nesta linha, compre eletrodomésticos de baixo consumo energético. Estas têm um selo certificado, sejam nacionais ou importadas.

6- Marque no calendário: de 15 em 15 dias, descongele a sua geladeira. O excesso de gelo pode reduzir a circulação de ar frio e assim é gasta mais energia, e sabe o porquê? É que o gelo age como um isolante térmico, pois que uma vez a temperatura da água chega a zero graus ela se solidifica e não fica mais gelada!!! Entendeu por quê gelo não significa mais gelado?

7- Se você usa máquina de lavar louça e/ou roupa, encha antes de pô-las a funcionar. Se quer apenas fazer meia máquina, selecione um modo de menor consumo de água ou de uma temperatura mais baixa.
Para lavar a louça à mão, não gaste água quente (se tiver torneira elétrica) no seu máximo se pretende lavar apenas alguns pratos e talheres.
Para secar poucas quantidades de roupa, evite usar o secador. Em dias de sol ou de menos frio, ainda pode estendê-las no jardim, terraço ou até mesmo na casa de banho (abra a janela). Vai poupar muita energia!

8 - Coma no restaurante sempre que possível. Tente evitar comprar comida para levar, pois assim irá poupar no combustível, e menos embalagens plásticas significam também menos lixo.

9- Faça compostagem doméstica. É possível ajudar a reduzir o efeito de estufa a partir do seu jardim: o lixo orgânico e doméstico vai decompor-se de forma completamente natural. Saiba mais aqui.

10. Compre alimentos da região e da época, nomeadamente fruta e vegetais. Além de reduzir custos de transporte (combustível - ida até ao supermercado, por exemplo), você está a ajudar ao crescimento da sua cidade.

11- Ao fazer compras, leve sempre o saco de lona. Os sacos plásticos emitem gás carbónico e metano, assim como grandes poluentes: quem nunca viu imensos sacos no chão, ou no mar? Estes podem demorar até 400 anos a decompor-se.

12- Plante uma árvore ou flores no seu jardim. Assim, durante sua vida, estarão ajudando a absorver toneladas de gás carbónico.

 

13- Ande menos de carro. Sabia que ao usar o carro apenas duas vezes por semana estão a ser emitidos menos 700 quilos de gases tóxicos? Use os transportes públicos (autocarros, metro), ande a pé ou use a bicicleta.

14 - Deixe o AC (ar condicionado) desligado. Prefira optar por um ventilador de teto. Ao refrescar a sua sala ou quarto, está a poupar até 90% de energia. Se quer dar algum uso ao seu AC, ponha-o no mínimo.

15- Não desperdice água. Gaste apenas 5 minutos no chuveiro. Ao lavar a cabeça e o corpo, desligue a água, assim ela não está a ser desperdiçada.Se tem crianças, não as deixe brincar com água com frequência. Ensine-as desde cedo que a água é um bem precioso que deve ser preservado e usado com respeito.

Fonte: Ambiente Kasulo e outros livros e artigos diversos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!