Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 21 de março de 2011

Efeitos da Exposição à Radiação.

Para que você entenda o perigo que é mexer com radiação, apresento uma tabela explicando a proporção de quantidade de radiação recebida versus o  efeito causado no organismo vivo.

Abaixo a tabela de mSv (milésimos de Sievert, unidade que mede os efeitos biológicos da radiação). Por ano, a dose média de radiação natural é de 2,4 mSv.

Imagem: Efeitos da exposição a radiação

´Fragmento de notícia extraído da VEJA online:“Além da radiação natural, uma pessoa pode se submeter a doses mais altas em situações bastante corriqueiras, como um exame de raio-X ou uma viagem de avião. Ainda assim, as doses são bem inferiores às do vazamento no Japão. Para efeito de comparação, a taxa de radiação em Fukushima equivale a submeter-se a seis radiografias do tórax por hora, o que, ao final de um ano, representaria quase 2 mil vezes a dose natural e mais de 260 vezes a dose máxima estipulada para quem trabalha em usina nuclear.

Quanto maior a exposição à radiação, maior a chance de uma pessoa desenvolver câncer e outras doenças como anemia, pneumonia e até a falência do sistema imunológico. A radiação pode alterar o material genético das células, provocando seu crescimento desordenado. Para minimizar os efeitos do vazamento, foi estabelecido um raio de segurança de 30 quilômetros em torno da usina de Fukushima. O governo também está distribuindo pastilhas de iodo não-radioativo como medida de prevenção. A medida impede que o iodo radioativo entre em contato com a tireoide, o que pode causar câncer.”

FONTE: Gráfico do Blog Chongas.com.br, Texto meu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!