Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 27 de fevereiro de 2010

TECNOLOGIA: As incríveis Impressoras 3D (revisto)

Nobres amigos e colegas, essa  é mais uma prova de que as profecias estão se cumprindo e que a ficção está virando realidade!

 

É realmente impressionante o que podemos fazer com o nosso intelecto. Veja só: não contentes em inventar uma máquina que escrevesse e desenhasse sozinha tudo aquilo o que aparece na tela de um computador (a impressora), certos cientistas ainda estavam insatisfeitos. Por causa dessa insatisfação, criaram a técnica de imprimir em terceira dimensão (3D), a prototipagem digital. É a técnica de se fazer maquetes. 

Surgido pela primeira vez, no "século passado", mais precisamente na década de 90, essas máquinas maravilhosas já estavam trabalhando para criar modelos - em tamanho real - de carros, aviões,  motocicletas, navios, enfim, tudo o que a indústria necessitava para poder testar o desempenho (nos túneis de vento, etc.) dos aparelhos e peças que iam fabricar. Essas máquinas foram lançadas com preço que variavam de 100 mil a 250 mil dólares. O investimento compensava tanto que pudemos ver um salto significativo em matéria de design e outras novidades nos últimos 10 anos que não poderíamos imaginar.

 

Há, basicamente três tipos básicos desse tipo de impressora. Uma que usa PÓS (geralmente plástico em pó, gesso, ou açucar)  e as que usam LÍQUIDOS (metal derretido, polímeros liquefeitos) e outra ainda que usa um rolo de FILME PLÁSTICO e vai cortando e colando camadas. Muito espertos os criadores (Veja no final desse e-mail os links que preparei para você)!

Hoje em dia já existe até uma impressora que constroe casas. É isso mesmo, ela "imprime" usando concreto. Deixa todos os locais onde vai passar a fiação e encanamentos!!! Impressionante.
Agora o custo dessas impressoras caíram vertiginosamente, podendo ser vislumbrada como sendo uma realidade em nossas casas dentro de mais uns 4 ou 5 anos.  Hoje o preço de um equipamento portátil está na faixa de 5 mil dólares. Por este preço o equipamento já está ao alcance de muitas empresas e escritórios que lidam com engenharia, arquitetura, design, fábrica de brindes e outros profissionais.

Imagine agora que hoje é um dia de domingo, e a torneirinha do seu bebedouro quebrou e não tem onde comprar outra. Simples, você pega um arquivo com o modelo da torneirinha do seu bebedouro e manda "imprimir". Em pouco mais de 2 horas você vai ter uma torneirinha novinha e 100% funcional. Ou então a sua filhinha ta até com febre por causa de um brinquedo que viu na TV. Você pode fabricá-lo em casa em poucas horas. As possibilidades são imensas. Muito legal, não é mesmo?  E isso se aplica a objetos complexos, ou seja, prendedores de mochilas (aqueles com encaixes de clicks), braçadeiras, filtros, escovas de dente com cerdas de diversos graus de dureza, tênis, hélices de ventilador, etc., etc., etc. Você terá, literalmente, uma fábrica em sua casa!

Então, chega de blá, blá, blá e dê uma conferida nos vídeos e nos endereços que selecionei pra você! Eles estão divididos em MATÉRIAS e VÍDEOS . Aproveite! Seu amigo, Clóvis Charlanti!

MATÉRIAS
1) http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1597468-EI4801,00.html
2) http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=208517
3) http://www.baixaki.com.br/info/2501-como-funciona-a-impressora-3d-.htm (Excelente rreportagem. Muitos exemplos)
VIDEOS
1) http://www.youtube.com/watch?v=07QxFQ3uUFw
2) http://www.youtube.com/watch?v=JKCwws84UCY (essa é uma excelente apresentação de uma impressora de ROLO)
3) http://www.youtube.com/watch?v=g7deFZ-emH0 (essa é de cimento)

ConsertoSeuComputador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!